Tecnologia do Blogger.
RSS

O CLÃ (El Clan)


por Beto Besant

Como diz um famoso slogan: "Quando a realidade supera a ficção, está na hora de fazer documentário"O novo filme do cineasta argentino Pablo Trapero conta uma história tão absurda, que se não fosse baseada em fatos verídicos, iriam acusar de inverossímil. E se fosse então uma produção nacional, aí sim que acusariam de não fazer o menor sentido.

O Clã conta a vida de uma família tradicional, com crianças pequenas e filhos adolescentes cujo patriarca  - Arquímímedes Puccio (Guillermo Francella) - é um militar que pratica sequestros e mata após o pagamento do resgate. E tudo sob a conivência do governo e polícia local num período em que a ditadura militar havia acabado muito recentemente na Argentina (início dos anos 80).

São tantos pontos assustadores que até fica difícil definir qual o mais grave. Por exemplo: os sequestrados são pessoas mais abastadas do convívio da família. E se já é preciso ser bastante frio e calculista pra cometer um sequestro (seguido de morte), mais grave ainda quando tudo isso acontece com pessoas que se tem uma certa "amizade".


Outro fato assustador é que o cativeiro seja o quarto de hóspedes da própria residência. O diretor apresenta muito bem isso numa cena em que a família assiste TV enquanto ouve-se gemidos vindos do quarto.

Uma história tão assustadora foi muito bem roteirizada e dirigida por Trapero que consegue mostrar as contradições da família tradicional, religiosa e carinhosa sem didatismo e formar um elenco coeso, liderado pelo comediante Francella. Com uma bela montagem, seu ritmo consegue manter a tensão do espectador durante todos os seus 110 minutos. É muito interessante ver - ao final do filme - imagens dos personagens reais e saber o que aconteceu com cada um.

Com o espanhol Pedro Almodóvar como coprodutor, O Clã atingiu a segunda maior bilheteria do cinema argentino e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Trata-se de cinema argentino da melhor qualidade, como costumam ser o filmes argentinos que chegam por aqui. Mas apesar de todos os méritos, O Clã é interessante porém está longe de ser sensacional.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário