Tecnologia do Blogger.
RSS

CALIFÓRNIA


por Beto Besant

A cineasta Marina Person - mais conhecida pelos jovens como VJ nos tempos áureos da MTV - apresenta seu primeiro longa-metragem de ficção e mostra que o sangue dos Person (é filha do cultuado cineasta Luiz Sérgio Person) possui talento hereditário para cinema.

Califórnia conta a história de Estela (a estreante Clara Gallo), uma adolescente que tem em seu tio Carlos (Caio Blat) - um repórter e correspondente musical - sua maior referência, com quem sonha conhecer a Califórnia, onde Carlos mora. Seu pai (Paulo Miklos) é um militar que a cria com a rigidez da profissão. Sua ida ao exterior é adiada por conta da vinda do tio para o Brasil.

Obviamente, um filme sobre adolescentes não poderia tratar de outro assunto senão as primeiras paixões da garota e dificuldade em se relacionar com o mundo. Aqui ela se divide entre sua paixão por Xande (Giovanni Gallo) e JM (Caio Horowicz). O primeiro faz o tipo "galã pegador" e o segundo o tipo "exótico e alternativo".

A trama é toda ambientada na década de 80 e fica impossível não buscar elementos autobiográficos, uma vez que se passa na época em que a diretora era adolescente e a inegável semelhança dela com a atriz.

Para quem viveu os anos 60 é impossível não sentir-se saudosista ao ouvir hits da época de bandas como The Smiths, David Bowie, The Cure, Titãs, Kid Abelha, Metrô, Blits, entre outros.

O filme é bem dirigido e Marina extrai boas interpretações de Clara Gallo e Caio Horowicz - premiados respectivamente nos festivais Mix Brasil e Festival do Rio - mas é Caio Blat que brilha em sua interpretação contida e delicada, nunca indo para o caricato. A cada aparição do ator o filme cresce, e fica nítida a sensação de subaproveitamento de seu talento.

Califórnia é uma bela experiência de se abordar a adolescência, e se não evita todos os clichês, escapa de boa parte deles. Apesar de estar longe de se tornar um ícone do gênero - como é o caso do filme As Vantagens de Ser Invisível (2012) - ainda assim é um filme delicioso de se assistir e merece muito ser visto. 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário