Tecnologia do Blogger.
RSS

O ABISMO PRATEADO


por Beto Besant


Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada com Djalma (Otto Jr) e mãe de um adolescente. Apesar da sua intensa vida sexual, um casamento aparentemente sólido desaba repentinamente, quando recebe uma mensagem de seu marido dizendo que está se separando e indo morar em Porto Alegre.


A primeira reação de Violeta é o desespero, tentando pegar um voo para a capital gaúcha, que acaba perdendo. No intuito de se encontrar, vai para um pequeno quarto de hotel, mas inquieta, sai, bebe e conhece novas pessoas.

O filme todo se passa em apenas um dia na vida da personagem, que de forma muito introspectiva faz uma "viajem para dentro de si mesma" e se descobre mais forte do que poderia supor.


Escrito e dirigido pelo cearense Karim Ainouz, que assina o roteiro junto com Beatriz Bracher, o filme foi inspirado na canção Olhos nos Olhos - de Chico Buarque.

De forma muito delicada, o diretor utiliza da bela canção para iniciar a história, porém não se prende em tentar transcrever a canção, o que é um dos seus grandes méritos.

A direção segura é apoiada pela forte, porém discreta, presença de Negrini, que encontra o tom exato de interpretação do personagem, que esconde atrás de uma aparente tranquilidade o turbilhão de um furacão, de uma vida virada ao avesso.

Toda  a história é calcada na protagonista, que, sozinha, precisa transmitir as emoções e turbulência do personagem apenas com o olhar e gestos.

O destaque fica para a cena em que Negrini dança ao som de Maniac, tema do filme Flashdance (1983), reproduzindo a dança da personagem interpretada pela atriz Jennifer Beals, como num auto-exorcismo.


O ator Thiago Martins também tem uma rápida participação, porém bastante sólida, como o pai que está viajando com sua filha de volta para sua cidade nordestina.

Com uma montagem sensível e enxuta, o filme "dá conta do recado" e deixa o famoso "gostinho de quero mais" em seus 83 minutos. Mais um belíssimo trabalho de Ainouz, que fez a estreia mundial do filme na Semana dos Realizadores do Festival de Cannes 2011.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário