Tecnologia do Blogger.
RSS

A NEGOCIAÇÃO (Arbitrage)

 
 
por Beto Besant
 
Robert Miller (Richard Gere) é um milionário empresário que vive uma crise nos negócios e precisa urgentemente vender sua empresa para quitar as dívidas.
É casado com Ellen (Susan Sarandon), com quem tem uma filha de nome Brooke (Brit  Marling), contadora da empresa. Mantém um caso extraconjugal com uma artista plástica interpretada pela bela modelo Laetitia Casta.
 
Antes da negociação ser concretizada, Miller envolve-se num acidente que pode comprometer a venda e consequência toda sua vida. Para resolver o problema, utiliza-se de métodos questionáveis, assim como os métodos de investigação do policial Michael Bryer (Tim Roth).


 
O filme trás Gere numa atuação irretocável, como há muito não fazia. O ator consegue dar veracidade a um personagem que ama sua família mas mantém uma amante, que é honesto mas utiliza-se de métodos questionáveis para conduzir seus negócios, que não prejudica ninguém mas está sempre no limite de fazê-lo, inclusive com sua própria família.
 
O roteiro e direção é do estreante em longa de ficção Nicholas Jarecki, que apresenta um belíssimo roteiro e direção competente. O maior mérito do filme é não ser maniqueísta. Desde a forma com que o protagonista administra seus negócios, como sua mulher o confronta, os métodos de investigação usados pelo policial até a decisão de extrema honestidade de sua filha mas que provoca reflexões, por irem contra os interesses da própria família.

Com um excelente elenco, o filme de certa forma desperdiça o talento de Sarandon em pequena participação, porém fundamental para o desfecho da história.

O único ator que está caricato é Tim Roth, que nada mais faz do que repetir suas "caras e bocas" da série Lie to Me.

Outra grande virtude de A Negociação é a montagem. Apesar de abordar um tema complexo, tanto pelo lado empresarial quanto pelo pessoal, mantém um ótimo ritmo de acontecimentos, prendendo a atenção do espectador e não dando a sensação de filme lento. Ao contrári do que acontece na maioria dos filmes do gênero.
 
O filme apresenta questões éticas e morais extremamente delicadas e complexas, e só isso já seria motivo suficiente para assistir a esse belo filme.
 
 
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário