Tecnologia do Blogger.
RSS

ANOMALISA (idem)


por Diego Castro

Charlie Kaufman é um cineasta incrivelmente competente, sempre trazendo histórias desafiadoras. Hoje em dia alguns desses filmes se tornaram clássicos, e com Anomalisa não é diferente. 

No filme conhecemos Michael Stone, que vê o mesmo rosto e voz em todas as pessoas à sua volta. Percebe que perderá algo que ele mesmo prega - sendo um palestrante multinacional - até conhecer Lisa, uma jovem encantadora e muito otimista.

Anomalisa : FotoA animação é soberba, o controle da técnica de stop-motion é de tirar o folego. Os bonequinhos conseguem passar expressões humanas cativantes, remetendo a atores reais, tudo bem amarrado com o roteiro. Apesar da ótima animação, o ritmo é um pouco prejudicado com o primeiro ato lento, demora um pouco para se localizar no mundo criado pelos diretores, até o final do primeiro ato. Depois disso o filme deslancha, principalmente quando a protagonista entra em cena, conquistando o público com o um jeito meigo e realista.

Brincando com as expectativas que se espera de uma animação, Anomalisa tem uma sequência cheia de ação, reviravoltas, totalmente fora do contexto do resto do filme, que escolhe o desenvolvimento de personagens ao invés de ritmo, trazendo uma trama íntima, sendo tocante nos momentos certos, quase um espelho da realidade de como são as pessoas no dia a dia.

Os diretores mostram com as primeiras cenas, o domínio sobre o cenário, usando uma luz opaca, cheia com tons de sépia, ajudam com teor da animação. 

Anomalisa : Foto

A mensagem que a animação traz é brutal e triste, diferente de outras animações que trazem um conteúdo leve. Como crítico, saí do cinema com a cabeça “a mil”, e escrevendo essa crítica não consigo parar de pensar, como os personagens inanimados conseguiram alcançar tantas emoções genuínas. Sem dúvida mérito da equipe que trabalhou arduamente para alcançar esse nível emocional contagiante. Mesmo tendo problemas de ritmo, essa é, sem dúvida, uma obra que merece ser assistida e reassistida.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário