Tecnologia do Blogger.
RSS

HOMEM IRRACIONAL (Irrational Man)


por Beto Besant
Com uma das mais extensas filmografias dentre os cineastas em atividade - cerca de 50 - Woody Allen é daqueles que oscilam entre geniais e "acima da média".
Pra quem vai ao cinema à procura de uma comédia, de dar risadas, vai se frustrar. O filme é um drama com pitadas de suspense psicológico que em certos momentos lembra seu Match Point (2005).

Na trama, Abe Lucas (Joaquin Phoenix) é um professor de filosofia que volta à pequena cidade de Rhode Island para lecionar na Braylin College. Seu nome é cercado de mítica de um homem sedutor e interessante. Porém o homem que chega à cidadezinha é um alcoólatra completamente decepcionado com a vida, que não encontra motivação para absolutamente nada e passa os dias grudado à sua garrafa de bolso, sempre cheia de whisky.

Seu negativismo e autodestruição chamam a atenção de sua colega Rita (Parker Posey) e de sua aluna Jill (Emma Stone), apesar de ambas serem comprometidas. Após ouvir sem querer uma conversa num restaurante, o professor descobre um motivo para viver e sua vida ganha novo colorido.

Aqui, o diretor mantém seu estilo: muitos diálogos porém bastante inteligentes, e os acasos que interferem na vida das pessoas. A história possui poucos personagens e nenhuma trama paralela, talvez para não desviar o foco da trama.

O elenco foi muito bem escolhido. Phoenix encarna com perfeição uma espécie de alter-ego de Allen, desde sua postura corcunda e sua barriga proeminente até sua inconfundível cicatriz no lábio superior. Emma Stone - em seu segundo trabalho seguido com o diretor - também está muito bem no papel da estudante inteligente e atraente, que mesmo sendo cobiçada pelos garotos prefere a inteligência do professor, apesar deste não ser nenhum modelo de beleza e elegância.

Apesar de ter um ritmo meio lento, o filme consegue surpreender e manter o expectador atento até seu desfecho, uma vez que - o contrário de muitos outros - nunca deixa o público com a sensação de saber o que irá acontecer.
Apesar de não ser um Woody Allen em sua melhor fase, todo trabalho do diretor é digno de ser apreciado.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário