Tecnologia do Blogger.
RSS

SETE DIAS COM MARILYN


por Beto Besant

O filme conta a história de Colin Clark (Eddie Redmayne) um jovem inglês de família nobre que sonha trabalhar com cinema. Tem sua grande chance no ano de 1956, no filme "O Príncipe Encantado" (The Prince and the Showgirl), que seria a primeira participação de Mariln Monroe (Michelle Williams) no cinema europeu. O título refere-se ao período em que o jovem ficou em contato direto com a mulher mais cobiçada do cinema na época, e talvez de todos os tempos.
Baseado numa história real, "Sete Dias com Marilyn" foi baseado no livro The Prince, The Show Girl and Me: Six Month on the Set with Marilyn and Olivier escrito por Colin Clark.
É uma espécie de Cinderela às avessas, pois o jovem que sonha trabalhar com cinema acaba tendo sua grande chance num filme de Laurence Olivier com o maior mito sexual do cinema: Marilyn Monroe. Mas como se não bastasse, o jovem tem um romance com o a atriz.
Como pode-se imaginar, a atriz passa pela vida do jovem como um meteoro. Deixa-o completamente apaixonado e arrebatado e vai embora.

Conforme já foi amplamente divulgado, o destaque do filme vai para a interpretação irretocável da atriz Michelle Williams (indicada ao Oscar e vencedora do Globo de Ouro pelo trabalho, além de outros 11 prêmios). Michelle absorve todas as características da atriz de forma impressionante, dos trejeitos aos olhares "doces e mortais".
Judi Dench: no papel de Sybil Thorndike

Além dela, o filme conta com um elenco impecável. Kenneth Branagh apresenta um Laurence Olivier extremamente talentoso e profissional, porém sem paciência e didática necessárias para lidar com a jovem atriz.
Julia Ormond vive a bela atriz Vivien Leigh já na meia idade, casada com "Sir" Olivier porém extremamente insegura com a presença de uma atriz de apelo sexual tão forte.
Judi Dench interpreta a atriz veterana Sybil Thorndike, que com toda a sua experiência tem a sabedoria para perceber que Monroe só se sairia bem se sentisse segurança para interpretar. Diariamente distribui gentilezas a todos do set (desde o jovem aprendiz à atriz mito do cinema mundial). A interpretação de Dench (como já era de se esperar) é precisa e eficaz.
O ator Eddie Redmayne convence no papel do jovem ávido por experimentar um set de filmagem mas que tem sua vida "tomada de assalto" por Monroe. E por mais que fosse alertado por todos sobre a personalidade sedutora e volúvel da atriz, não pode deixar de se apaixonar.
É muito interessante perceber que Marilyn seduzia a todos o tempo todo. O magnetismo dela enlouquecia a todos que estivessem por perto. Por outro lado, era uma pessoa extremamente insegura e carente, que precisava de apoio durante todo o tempo para conseguir desempenhar seu papel. Por isso a participação do jovem Clark foi tão importante. Foi ele quem percebeu isso e passou a fazer a "mediação" entre a estrela, a produção e a direção, para que o filme pudesse ser concluído. O personagem diz uma interessante frase sobre o problema de relação ente Monroe e Olivier: "Ele é um grande ator que quer ser uma estrela e você é uma estrela que quer ser uma grande atriz".

O filme recria com extrema habilidade a época retratada, da fotografia à direção de arte. Para completar, uma bela trilha sonora, que tem como destaque a voz "aveludada" de Nat King Cole.
O roteiro poderia ter sido melhor aproveitado, porém as interpretações, fotografia, direção de arte e trilha sonora fazem com que não atrapalhe o filme.

Este é um filme que deve agradar não só aos fãs da atriz, mas também aos amantes do cinema, às pessoas com curiosidade de saber como seria essa experiência de "Cinderela às avessas" e às pessoas com sensibilidade suficiente pra assistirem um bom filme de amor.



 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário