por Beto Besant
No último dia 18, aconteceu em São Paulo a pré-estreia do filme Boca, de Flávio Frederico. O evento contou com a presença do diretor, da corroteirista Mariana Pamplona e dos atores Daniel de Oliveira, Milhem Cortaz e Camila Lecciolli.
O filme conta a história real de Hiroito de Moraes Joanides, homem de uma família de classe média que no inicio da década de 50 tornou-se o principal líder criminoso da região paulistana conhecida como "boca do lixo".
Hiroito alia-se a Osmar (Milhem Cortaz) para iniciar sua vida criminal. Casa-se com a jovem Alaíde (Hermila Guedes) que lhe dá o apoio necessário para conseguir sua ascenção no crime. Nesse caminho, alia-se e depois reclara guerra a Nelsinho (Jefferson Brasil), outro traficante local.
Nessa época, Às custas de muita propina, a polícia fazia "vistas grossas" a estes criminosos. Paulo César Peréio interpreta o policial corrupto da região.
O comando de Hiroito chegou ao fim com sua prisão no ano de 1963.
Boca teve seu roteiro escrito pro Flávio Frederico e Mariana Pamplona, baseado no livro do próprio Hiroito. Tem um ótimo elenco, incluindo a participação especial de Leandra Leal, e uma boa direção de Frederico. Apesar de ser um filme de orçamento modesto, o excelente trabalho de fotografia do experiente Adrian Teijido aliado à ótima direção de arte conseguem recompor o universo abordado alcançando um belo resultado.
Apesar de vários pontos positivos, o filme tem um roteiro confuso, deixando em aberto se o protagonista tem algum envolvimento na morte de seu pai. Também apresenta na segunda metade do filme a voz off do personagem, mostrando um lado intelectual, reforçado com uma ou outra cena onde ele lê algum livro. Essa voz poderia muito bem ser retirada, o que iria colaborar com a narrativa.
Essa confusão do filme é reforçada com a montagem, que optou por contar a história alternando momentos da vida de Hiroito fora de ordem cronológia. Essa escolha, ao invés de dar agilidade, deixou o filme mais confuso, inclusive por apresentar uma mesma cena por três vezes.
0 comentários:
Postar um comentário