por Beto Besant
Nova versão de uma das mais famosas histórias infantis de todos os tempos, o filme é uma ótima adaptação.
É nítido que a intensão desta superprodução é ser mais um "blockbuster", mas isso não tira seus méritos, conseguindo ser interessante para jovens e adultos.
O filme mostra a história de forma sombria. Mescla vários elementos interessantes. O visual "sujo", com atores musculosos e de cabelos longos lembra filmes de guerra (como Ben Hur, Conan e Gladiador), pitadas de sobrenatural (como Harry Potter, Crepúsculo) e romance (como Crepúsculo).
Esta versão carrega um pouco nas cenas de violência, o que deve agradar aos adolescentes, acostumados a verem filmes como Jogos Vorazes e outros do gênero.
Os efeitos especiais são muito bem feitos, mostrando toda a grandiosidade daquele reino, com enormes castelos, florestas, montros, etc.
O elenco está muito bem, com Kristen Stewart como protagonista e Charlize Theron "roubando a cena" no papel da madrasta. Stewart não decepciona e Theron está ótima fazendo a vilã sedutora.
O melhor do elenco foi a escolha dos atores que interpretariam os anões. Foram escolhidos ótimos atores ingleses cujo nanismo foi criado através da computação gráfica. Eles seguem o estilo do filme, com aparência que mais lembra integrantes de motoclubes.
A direção é do estreante Rupert Sanders, que é competente ao que se propõe o filme.
As direções de Fotografia (Greig Fraser) e de Arte (David Warren) são espetaculares, pois ajudam com maestria a contar esta versão soturna. Além disso, surpreendem ao apresentarem este universo sombrio em contraste com a "Floresta Encantada", local leve, delicado e colorido.
Como foi liberado para maiores de 10 anos, talvez as crianças mais sensíveis fiquem assustadas com as cenas mais violentas, mas a maioria delas, já habituadas com imagens semelhantes (inclusive em videogames) irá adorar. Mas se o público já adolescente se dispor a assistir sem preconceitos, deve fazer uma grande bilheteria através do "boca a boca".
É uma boa diversão descomprometida.
0 comentários:
Postar um comentário