por Beto Besant
Aconteceu no último dia 28 de julho - na capital paulista - a coletiva de imprensa de Real Beleza, o novo filme do roteirista e diretor Jorge Furtado.
Estavam presentes, além do diretor e da produtora Nora Goulart, os atores Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Adriana Esteves.
Conhecido por belas comédias como Saneamento Básico e O Homem que Copiava, o diretor se arrisca num drama romântico e atinge resultado menos satisfatório que em seus filmes anteriores.
Conhecido por belas comédias como Saneamento Básico e O Homem que Copiava, o diretor se arrisca num drama romântico e atinge resultado menos satisfatório que em seus filmes anteriores.
Real Beleza conta a história de João (Brichta), um fotógrafo que trabalha como "olheiro" para uma agência de publicidade e busca uma nova modelo entre adolescentes do Rio Grande do Sul. Ao conhecer Maria (Vitória Strada), vê na garota sua única possibilidade, porém seu pai Pedro (Cuoco) acredita que ela deva terminar seus estudos primeiro. O fotógrafo termina por conhecer Anita (Esteves) - a mãe de Maria - e ambos se apaixonam perdidamente.
Após um início interessante - que sugere uma trama instigante - a história termina por cair numa situação comum de triângulo amoroso. Apesar disso, a experiência e talento de Furtado fazem com que o filme não se perca totalmente. O trio central Brichta/Esteves/Cuoco não priva de grandes recursos de interpretação, mas mesmo assim o diretor consegue extrair o melhor de cada um - tornando-os "convincentes" - principalmente Cuoco e Brichta.
Até a estreante Strada - que nunca havia estudado interpretação - consegue um desempenho interessante. Um grande problema é que o filme se passa no interior do Rio Grande do Sul e o trio central não consegue fazer o sotaque característico. Em João até que não incomoda tanto - pois não fica claro de onde é - mas o casal Pedro e Maria fica nítido, ainda mais porque há uma cena em que ela diz ser nascida e criada na cidade. Inclusive as cenas de Maria com seu "namoradinho" salientam o abismo de sotaques, uma vez que eles os tem, principalmente o rapaz, que além de sotaque gaúcho tem feições tipicamente da região.
Na coletiva, o diretor contou que teve a ideia de escrever o filme após ler uma pesquisa de que a maioria das top models brasileiras são gaúchas e por saber do trabalho dos olheiros - conhecidos como scouters.
Para o elenco, Furtado revelou que apesar de ter conhecido Esteves há muitos anos durante um comercial, foi Brichta quem convidou primeiro. O ator confessou que admirava tanto o diretor que aceitou o convite antes mesmo de saber do que se tratava. Adriana Esteves - sua mulher - comenta que estavam comemorando a participação do marido no filme quando recebeu o convite para fazer parte da produção, toda rodada na cidade de Garibaldi/RS.
Francisco Cuoco - a grande atração do evento - falou de forma emocionada: "Eu nunca tive oportunidade de estar à frente de tanta gente da imprensa. Fiz muito pouco cinema porque recebi poucos convites e destes, poucos me interessaram". Sobre seu personagem afirmou: "Ele é cego mas enxerga a beleza por tudo o que aprendeu".
Brichta conta como foi a criação de seu personagem: "Eu sempre gostei de fotografar, mesmo não sendo bom nisso (risos). Me inspirei num amigo fotógrafo, na forma de conduzir o ensaio, no tipo de óculos que o personagem usa".
Com um orçamento relativamente modesto para os padrões atuais, Real Beleza custou dois milhões e quatrocentos mil reais e será exibido inicialmente em 40 salas.
0 comentários:
Postar um comentário