Tecnologia do Blogger.
RSS

O TIGRE E O DRAGÃO 2 – A Lenda Verde (Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword Of Destiny)

Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword Of Destiny : Poster

por Diego Castro

Em 2001, o primeiro O Tigre e o Dragão, fez um sucesso estrondoso de público e crítica, sendo premiado pela academia merecidamente. Cheio de delicadeza e poesia, contava uma história profunda e humana, contudo deixou algumas coisas em aberto, podendo ganhar uma continuação. Então - quando o serviço de stream Netflix disse que produziria a continuação - fãs ficaram entusiasmados para voltar ao mundo de kung fu e poesia.

Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword Of Destiny : Foto Harry Shum Jr., Michelle YeohApós 20 anos da morte de Li Mu Bai (Chow Yun-Fat), Yu Shu Lien (Michelle Yeoh) é chamada para proteger a espada lendária - conhecida como a Destino Verde - do vilão Hades Dai (Jason Scott Lee). Ela tem como aliados Tiefang (Harry Shum Jr.) um ladrão habilidoso, a jovem de passado misterioso Snow Vase (Natasha Liu Bordizzo) e Silent Wolf (Donnie Yen) que possui uma forte ligação com Shu Lien.

O novo filme não tem a direção apurada e delicada de Ang Lee. Ao invés disso temos Woo-Ping Yuen, mais conhecido por montar as coreografias de luta. Logo no início é perceptível quanto o filme sofre sem a poesia, trocando conflitos filosóficos por cenas de lutas bem coreografadas. A essência que conquistou o continente ocidental está completamente perdida.

Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword Of Destiny : Foto Donnie Yen, Michelle YeohOs atores são muito talentosos - nenhum deixa a desejar - mas a escrita proposta fica fora de tom, algumas vezes até inconsistente. Com a cena anterior, o filme troca as cores cativantes do original por um filtro acinzentado, que ofusca muito do cenário construído, parecendo uma cidade feita de papelão ao invés de uma China antiga. A única coisa que funciona bem são as cenas de lutas, bem filmadas e muito bem executadas.

Não consigo entender como uma produtora de reputação - que tem no currículo a série americana House of Cards - erra tanto em uma continuação. As escolhas da produção são horríveis, não fosse pelo título não teria ligação nenhuma com o original de 2001. O tom teatral realístico no primeiro filme é esquecido, virando apenas um filme de luta, e nada mais.

Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword Of Destiny : Foto Michelle Yeoh, Natasha Liu Bordizzo

Enquanto O Tigre e o Dragão de Ang Lee, conseguiu trazer pérolas orientais (Herói, Clã das Adagas Voadoras) para o ocidente como Heroi (2002) e O Clã das Adagas Voadoras (2004), o novo O Tigre e o Dragão terá sorte se alguém assistir até o final, pois não possui a magia que nos encantou no passado, fazendo dessa continuação um truque barato.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário