Tecnologia do Blogger.
RSS

DOIS AMIGOS (Les Deux Amis)


por Antonio Carlos Egypto

Louis Garrel talvez seja o jovem ator francês de sua geração (em torno dos 30 anos de idade) de maior sucesso no mundo do cinema. Agora ele, além de atuar, dirige seu primeiro longa-metragem. E veio ao Brasil para divulgá-lo. É Dois Amigos, um filme sobre relacionamentos humanos que se mostram complicados porque há segredos, subentendidos, falta de sinceridade e medo, nos contatos. Na base deles está o desejo, a possibilidade do envolvimento amoroso e o que, por algum motivo, não pode acontecer.



A temática, claro, tem tudo a ver com a herança da nouvelle vague. O jeito de filmar, cool e próximo dos personagens, também. Afinal, Louis é filho do grande cineasta Philippe Garrel, com quem trabalhou como ator em filmes que retratam as muitas formas de vivenciar o amor e seus problemas, como Amantes Constantes (2005), Fronteira da Alvorada (2008), Um Verão Escaldante (2011) e Ciúme (2013). 

Ator frequente também em filmes de Christophe Honoré, Louis Garrel divide com ele o roteiro de Dois Amigos. Honoré costuma trabalhar com personagens em busca de amor e afeto, mas um tanto estranhos e desencontrados. Ou bizarros, para ficar num termo frequente em língua francesa. Em Paris (2006), Canções de Amor (2007), A Bela Junie (2008) e As Bem-Amadas (2011) são exemplos de filmes que Honoré dirigiu, tendo Louis Garrel no elenco.


A experiência do ator e essas influências são muito positivas no que se vê em Dois Amigos. O filme se centra em dois personagens masculinos bem construídos. Frágeis, carentes, dependentes um do outro e com uma alma feminina, convivem com uma mulher forte, intensa e algo misteriosa, que luta para sobreviver, enquanto aguarda sair da prisão. Já está em regime semiaberto, trabalhando fora, mas isso ainda limita muito sua vida. O papel é da atriz iraniana Golshifteh Farahani, que já mostrou seu talento em filmes como Procurando Elly (2010), no Irã, e em Pedra de Paciência (2014), no Afeganistão. Ela vive na França e nem pode pensar em voltar a seu país de origem, depois que posou nua para uma revista. A propósito, ela está linda e sensual em Dois Amigos, é o grande destaque do filme. Uma estrela.

Além de Louis Garrel, que consegue dar conta de dirigir e atuar, está no filme Vincent Macaigne, o amigo, em belo desempenho. Ambos girando em torno da figura marcante da jovem mulher que, na prática, comanda as ações e dá luminosidade ao filme.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário