Tecnologia do Blogger.
RSS

Coletiva: QUE HORAS ELA VOLTA?


por Beto Besant

No último dia 11 de agosto, aconteceu no Auditório do Ibirapuera (São Paulo) a coletiva de imprensa do filme Que horas ela volta? - novo trabalho da cineasta Anna Muylaert.
Estavam presentes - além da diretora - os atores Regina Casé, Camila Márdila, Lourenço Mutarelli, Michel Joelsas, Karine Teles e dos produtores Caio e Fabiano Gullane.

Na trama, Regina Casé interpreta Val, uma babá pernmbucana que trabalha em São Paulo há 13 anos e agora sua filha Jéssica (Camila Márdila) virá morar com ela para estudar na capital paulista.

Além da direção, Anna Muylaert assina o roteiro e conta como surgiu a ideia do filme: "Depois que tive meu filho passei a pensar na questão de não poder criar o próprio filho". Diante das dificuldades em conciliar trabalho e a criação do filho, a cineasta decidiu abordar o assunto.

Com muita sabedoria, ela conta que acredita no "ator-autor". Ao invés de querer que decorem as falas, prefere que entendam o trajeto de cada cena e assim cada um possa contribuir com o filme, criando junto com a cineasta.

Muito falante, Regina Casé conta que raramente faz cinema porque gosta de escolher muito bem os personagens que interpreta. O fato de sua família ser de Caruaru facilitou a construção da personagem, e contou detalhes da preparação: "A Anna não me deixou conhecer a Camila pessoalmente, só por telefone ou por trás de um pano. Esse exercício foi muito legal porque me fez ter o sentimento da mãe que não vê a filha há muitos anos".

Em seu segundo longa-metragem, Camila Márdila - que interpreta uma pernambucana filha de Regina Casé - fala como foi a preparação para o personagem: "Eu sou apaixonada pelo cinema e música de Pernambuco, então isso facilitou muito".

Lourenço Mutarelli - notabilizado como escritor mas que vem cada vez mais atuando no cinema como ator - conta que é o quarto trabalho junto com Anna Muylaert e faz uma descrição curiosa de seu personagem: "Ele é o contrário de mim, porque é frustrado no trabalho mas milionário, já eu sou muito feliz no trabalho..." Foi provavelmente o momento mais divertido da coletiva.

O filme chega com as honras de ter recebido importantes prêmios como Voto Popular e Juri Independente no Festival de Berlim, e Prêmio Especial de Melhor Atriz - dividido entre Regina Casé e Camila Màrdila - no festival Sundance. 

A diretora conta como foi a expectativa no festival de Sundance: "Quando chegamos lá eu nem sabia se eles entenderiam o filme, mas todo país tem uma hierarquia de poder".

Que horas ela volta? foi negociado para ser exibido nos Estados Unidos e mais 21 países - sendo que na França atingiu 105 mil espectadores em apenas três semanas - e apesar disso terá um lançamento modesto por aqui: 80 a 100 salas.

Apesar de ter um início "morno", Que Horas Ela Volta? é uma grata surpresa para o cinema nacional, com com roteiro delicado, preciso, e interpretações irretocáveis - exceto talvez por um ou outro maneirismo de Casé. Destaque para as belas interpretações de Camila Márdila e Lourenço Mutarelli, respectivamente uma bela revelação e um desempenho mais consistente a cada interpretação.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário