Tecnologia do Blogger.
RSS

O JUIZ (The Judge)


por Beto Besant

Apresentado como um "filme de tribunal", O Juiz tem um subtexto muito mais profundo e maduro.

Na trama, Hank Palmer (Robert Downey Jr) interpreta o típico advogado bem sucedido e sem escrúpulos, rico e casado com  uma bela mulher. Ao ser informado da morte de sua mãe, volta à cidade natal para participar do funeral, reencontrando seus dois irmãos (Vincent D'Onofrio e Jeremy Strong) e seu pai Joseph Palmer (Robert Duvall), com quem não mantém nenhum relacionamento. O velho Palmer é um juiz "à moda antiga", daqueles que levam a justiça à últimas consequências - no melhor sentido.

A volta traz à tona o passado do advogado, com os problemas pessoais de seus irmãos e o reencontro com sua ex-namorada Samantha (Vera Farmiga).

Sendo pai e filho pessoas diametralmente opostas, Hank se põe o mais rápido possível num avião para voltar à sua rotina, mas é informado que seu pai se envolveu em séria confusões por conta de um atropelamento que nega-se a admitir.

É aí que entra em jogo a questão mais importante e sutil do filme: tentando aproveitar cada minuto com a pessoa que mais ama - e que não consegue manter um simples diálogo sem terminar em discussão, o filho tenta perceber em que momento pai e filho se afastaram emocionalmente.

Produzido pela Team Downey - de Downey Jr e sua mulher Susan Downey, tem uma estrutura clássica com claros pontos de virada na trama. O que poderia ser uma limitação se mostra eficiente para dar suporte a este verdadeiro "filme de ator". Mais do que um filme de tribunal, um filme de família ou um filme de volta às origens, O Juiz aborda com delicadeza o sentimento de perda iminente de filho para pai. Talvez seja um tema que seja mais sensível aos que possuem maior experiência de vida - não necessariamente os mais velhos.

O roteiro é do estreante Bill Dubuque com Nick Schenk (Gran Torino) e peca no excesso de tramas, como o passado de atleta do irmão mais velho de Hank, sua quase retomada do romance juvenil e a suspeita de incesto.



Dirigido por David Dobkin (de Penetras Bons de BicoBater ou Correr em Londres e Eu Queria ter a sua Vida), acerta em não tentar fazer exercício de estilo, deixando o filme ser conduzido pelos protagonistas Duvall e Downey Jr. É o típico filme de ator, onde Duvall dá um show de interpretação, ofuscando até o excelente parceiro. O filme trás ainda uma bela participação de Billy Bob Thornton como promotor obcecado.

A montagem erra ao se alongar para arrematar as diversas (e dispensáveis) tramas, levando a película a duas horas e quarenta minutos.

Se o filme tem alguns excessos, é certamente uma boa opção em épocas onde se busca o público de forma acomodada com histórias de super-herói ou recorre-se a efeitos especiais para suprir a falta de bons roteiros.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário