Tecnologia do Blogger.
RSS

11º CURTA SANTOS



por Beto Besant

Nesta terça-feira, 15 de outubro houve a Cerimônia de Abertura do 11º CURTA SANTOS, o principal evento cinematográfico do litoral paulista. O evento aconteceu no SESC Santos, tradicional parceiro do festival.


A cerimônia teve seu início com o ator Sidney Herzog, que entrou pela plateia cantando e caminhando até o palco. Em seguida, foi a vez da banda Tarja Preta apresentar suas músicas, com destaque para Falsa Abolição, concorrente a Melhor Videoclipe Olhar Caiçara.


Depois foram apresentados os 10 curtas-metragens que concorrem na categoria Olhar Caiçara e mais 10 da categoria Olhar Brasilis, seguidos pelos 10 concorrentes a Melhor Videoclipe Olhar Caiçara.

O diretor do evento Ricardo Vasconcellos, em tom de desabafo, subiu ao palco e falou sobre as dificuldades que um festival tão tradicional como o Curta Santos enfrenta, mesmo após 11 edições realizadas. Tendo que suprir todas as limitações impostas, inclusive algumas de última hora, deixando-os apreensivos sobre a viabilização do festival. Convidou ao palco o prefeito de Santos, Sr. Paulo Gomes e a Deputada Estadual Sra. Telma de Souza, que naquele dia conseguiu viabilizar com o Governo do Estado a verba que faltava para a realização do evento.

O ator Raffa Oliveira entrou em cena pelo mezzanino do teatro, onde faz um monólogo enquanto descia as escadas e alcançava o palco para anunciar o grande homenageado da noite: o ator Caio Blat. Ele fez um discurso emocionado, sobre a importância que o festival alcançou entre os eventos do gênero do país, sobre a dificuldade de um ator viver da profissão e sua felicidade em ter participado de 26 longas-metragens. Mas o momento mais especial foi quando revelou que, há vários anos, esteve num hotel da cidade e uma pessoa muito carismática e apaixonada por artes chegou até ele e falou que estava começando um festival de cinema na região e que ele tinha que participar. Essa pessoa era o querido Toninho Dantas, idealizador e Diretor Artístico do Festival, falecido em 2010.

Júnior Brassalotti, diretor artístico do evento, subiu ao palco e fez um discurso muito inflamado que contagiou a plateia. Em suas palavras citou as dificuldades que um evento do tipo enfrenta por ter políticas públicas mais interessadas em angariar votos do que levar cultura à população. Citou pessoas que lhe influenciaram a ingressar na vida artística e a se posicionar como cidadão, que luta pelos direitos de acesso à cultura, e como artista, que necessita de espaço público para apresentar seu trabalho e de condições financeiras para viver dignamente de seu ofício. Convocou os artistas da região a buscarem seu espaço, a irem à luta em cada local e exigirem seu direito de apresentarem sua arte. Com sua forma firme porém tranquila, conseguiu empolgar a plateia que lotava o teatro do SESC Santos.

O DJ Wagner Parra apresentou suas músicas simultaneamente à projeção de trechos de importantes obras da cinematografia nacional.
Depois os diretores convocaram o público a falarem o que julgassem pertinente, levando seus microfones a eles.
Resumo, foi uma grande festa, marcada pela reivindicação de políticas públicas que deem condições para que a classe artística possa viver de seu ofício. Pequenos problemas técnicos ocorreram, pois a forma não convencional de atores entrarem pela plateia e descerem escadas, fez com que, por vezes o microfone falhasse. A apresentação de Parra e a parte final, onde o público diz o que achar pertinente tiveram certa morosidade e deveriam ser mais enxutos. Mas nada que diminuísse o brilho dos discursos apaixonados e engajados de Blat e Brassalotti.

Durante os 4 dias de festival, aconteceram oficinas de direção de arte, interpretação e realização cinematográfica, além de debates mediados pelo jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin. Também aconteceram mostras paralelas e exibições dos longas-metragens convidados: O dia que durou 21 anos (de Camilo Tavares), A memória que me contam (de Lúcia Murat) e Cores (de Francisco Garcia). Hoje o festival faz seu encerramento, apresentando os premiados de cada categoria.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário