Tecnologia do Blogger.
RSS

DENTRO DA CASA (Dans La Maison)



por Beto Besant

Germain (Fabrice Luchini) é um professor de literatura de meia idade cansado de seus alunos que não dão nenhuma importância à matéria que leciona.

Diariamente leva para casa as redações de seus alunos de um colégio parisiense e as lê para que sua mulher Jeanne (Kristin Scott Thomas), uma marchand de uma galeria de arte contemporânea. 
Dentre as dezenas de redações inexpressivas, o professor descobre que Claude (Ernst Umhauer), aluno de 16 anos, é um talento promissor. O jovem descreve sua aproximação e contato diário e cada vez mais íntimo com seu colega Rapha Jr (Bastien Ughetto) e família.
O curioso é que o rapaz escreve cada redação como capítulos de um folhetim, aguçando a curiosidade do professor e sua mulher para os próximos acontecimentos.
Pouco a pouco, a história vai chegando a um nível extremo, onde o professor não sabe se trata-se de uma descrição de fatos ou mera criação literária, com isso teme não tomar nenhuma atitude e não impedir que algo grave aconteça ou falar e tolher a criatividade e talento do aluno.


O ótimo roteiro foi baseado na peça El Chico de la Última Fila, do premiado dramaturgo espanhol Juan Mayorga.

Escrito e dirigido pelo cultuado François Ozon (Potiche - Esposa Troféu), Dentro de Casa é uma incrível experiência de como a literatura pode mexer com a mente humana. É muito interessante ver como o casal fica preso aos textos enviados semanalmente de seu talentoso aluno. 

Podemos até imaginar como deveriam ser a noites em família, antes da invenção do rádio, quando todos se reuniam para lerem o novo episódio do folhetim comprado durante o dia.

Transportando para os dias de hoje, não há como não associar com as pessoas que param tudo diariamente para estarem na frente da TV no horário de sua telenovela favorita.

Além de um ótimo roteiro e direção precisa, o filme conta com um elenco "afinado" e o jovem Umhauer protagonizando com a segurança de um veterano.

Um filme que se baseia mais nas palavras do que em imagens, ao contrário dos preceitos do cinema, tem uma narrativa extremamente cativante, prendendo o público durante todo o filme e deixando um final aberto, onde o público sai da sala de cinema questionando os valores éticos que o filme põe em discussão.  Excelente.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário