Tecnologia do Blogger.
RSS

CÉSAR DEVE MORRER (Cesare Deve Morire)


por Beto Besant

Por meio de um projeto social, um diretor de teatro monta peças dentro de um presídio de segurança máxima italiano. Todos os atores são presidiários e os diálogos são livres, para que não atores tenham mais facilidade na interpretação.
A peça escolhida é Júlio César (e Shakespeare), e podemos acompanhar desde a proposta da montagem aos "atores", passando pela seleção de elenco, até a exibição final para seus familiares.
 
 
 
Este método se tornou conhecido no Brasil através da preparadora de atores Fátima Toledo, que também começou trabalhando com internos, só que da extinta FEBEM para a realização do filme Pixote (de Hector Babenco). Mas o mais interessante é o resultado impressionante obtido pelos diretores Paolo e Vittorio Taviani, que decidiram fazer o filme após assistirem a uma montagem de A Divina Comédia (de Dante Alighieri).
 
Dificilmente alguém poderia imaginar que detentos, presos pelos mais variados crimes e com as mais diversas periculosidades, pudessem atuar de forma tão convincente.
 
O filme não se furta em apresentar, ao final, quais os crimes de cada um e suas sentenças, nem tenta ser panfletário de que a arte pode transformar o ser humano. Os diretores optaram acertadamente por mostrar isso através dos desempenhos e comportamentos deles.
 
A excelente montagem de  Roberto Perpignani (O Carteiro e o Poeta e O Último Tango em Paris) coloca as imagens documentais dos ensaios, feitos dentro e fora das celas, alternados com imagens da apresentação final, de forma a parecer uma obra de ficção.
 
Confesso que, diante da atuação tão espetacular dos detentos, durante o filme pensei que havia entendido errado e assisti como uma obra de ficção baseada em fatos verídicos. Ao final, que constatei se tratar de uma atuação genuína de detentos, fiquei provocado a assistir outra vez, sob essa ótica.
 
Merecidamente, levou o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlin.
 
Para quem não está interessado em assistir somente "filme pipoca", tem obrigação de assistir a essa maravilha.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário