Tecnologia do Blogger.
RSS

A CAÇA (Jagten)

 
por Beto Besant
Lucas (Mads Mikkelsen) é um professor de jardim da infância dedicado, querido pelos alunos e amigo da comunidade. Klara (Annika Wedderkopp) é a filha de um casal amigo em constantes turbulência. O professor lhe dá a atenção que os próprios pais não dão, o que desperta uma "paixão infantil" na garotinha de cerca de 5 anos.
Ao repreender a menina, desperta uma raiva cujas consequências ela não pode mensurar.
Klara acusa o professor de abuso, utilizando de referências de sua própria casa, causando um verdadeiro inferno na vida de Lucas.
 
Envolvidos pelo ar angelical da menina, professores, pais e vizinhos se revoltam e passam a agredi-lo de todas as formas, sem lhe darem a mínima chance de defesa. Apesar do professor ser amigo da comunidade há anos, repentinamente, todos se viram contra ele, baseados apenas nas palavras da garotinha.
Lucas decide enfrentar a sociedade e continuar morando no mesmo lugar, uma decisão arriscada. 
 
 
Dirigido por Thomas Vinterberg (do aclamado Festa de Família), A Caça mostra uma maturidade e sutileza que fazem do filme seu melhor trabalho até o momento.  Apoiado no excelente roteiro que assina junto com Tobias Lindholm, consegue apresentar a difícil e delicada história de forma equilibrada, ao ponto do público se questionar como agiria na mesma situação, por mais que as consequências sejam reprováveis e irracionais.
 
O carisma do protagonista e a passividade de sua interpretação arrebatam o público, não à toa foi premiado como melhor ator no Festival de Cannes 2012.
 
Outro grande trunfo do filme está na interpretação na medida certa de Annika, do alto de seus seis anos de idade. Além de ter o tipo físico que causa empatia no mais duro dos homens, e menina ainda tem uma interpretação envolvente e "certeira".
 
Depois de assistirmos o excepcional Amor (Michael Haneke) este é, sem dúvida alguma um dos melhores filmes feitos recentemente. Obrigatório assistir pra quem vai ao cinema buscando algo mais do que diversão. Algo que o faça pensar e se questionar sobre os próprios atos. Perturbador.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário