Tecnologia do Blogger.
RSS

OS INFRATORES (Lawless)

 
 
por Beto Besant

Em plena época de Lei Seca, os irmãos Forrest Bondurant (Tom Hardy) e Howard Bondurant (Jason Clarke) tem uma pequena fábrica clandestina de bebidas. Forrest é o tipo "brucutú", de poucas palavras, que mais "rumina" do que fala enquanto Howard é mais ponderado. Eles tem um irmão mais novo, Jack (Shia LaBeouf), que é alheio aos negócios e apenas brinca de fazer poses de gângster enquanto idolatra criminosos famosos, como Floyd Banner (Gary Oldman). 

A relativa tranquilidade dos negócios acaba quando chega na cidade o policial Charlie Rakes (Guy Pearce). Vindo de Chicago, está habituado a extorquir os mafiosos para que não atrapalhe os negócios. Acontece que Forrest é o tipo de criminoso à moda antiga, que não aceita chantagem.
 
Mesmo sendo aconselhado por seus "colegas de crime" a negociar com o policial, decide enfrentar suas investidas e não aceitar chantagens.
 
A partir daí instaura-se uma guerra entre o policial e os irmãos.

Paralelamente, Forrest envolve-se com a lindíssima Maggie (Jessica Chastain) depois de muitas investidas dela. Jack apaixona-se por Bertha (Mia Wasikowska), filha do pastor do vilarejo, mas como era de se esperar, o romance não é aceito pela família da jovem.
 
 
 
O filme tem o roteiro escrito pelo músico Nick Cave. Percebe-se que falta "bagagem" ao roteirista, pois este é exatamente o maior problema do filme. A apresentação dos personagens (que carregam a fama de "imortais") não é muito clara, não sabemos exatamente como surgiu e nem qual sua veracidade. O roteiro também apresenta até sua primeira metade um dos irmãos como protagonista e aos poucos outro irmão assume a função.
 
Além disso, o final é um pouco fantasioso, o que pode ser explicado devido ao fato do roteiro ser adaptado do livro The Wettest County in the World, de Matt Bondurant (neto dos personagens do filme). 
 
É provável que o livro tenha sido escrito baseado nas histórias contadas em família (que o próprio filme mostra terem um Q de fantasiosas) e não em fatos históricos, mesmo porque, o filme coloca os irmãos como "vilões do bem", ou seja, são foras da lei apresentados como "mocinhos". Um reflexo bem apropriado da imagem que o autor deve ter de seus antepassados.
 
 
 
Dirigido por John Hillcoat (de "A Estrada"), Os Infratores consegue suprir alguns problemas com uma direção eficiente, boas atuações, cenas de grande violência e uma bela trilha sonora. A montagem tem um ritmo adequado, segurando o público durante a maior parte do tempo, apenas pecando nos momentos finais, onde o filme torna-se um pouco lento.
 
A pequena participação de Gary Oldman é desnecessária, pois este, que na minha opinião é o melhor ator da atualidade, deveria ser melhor aproveitado ou não ser escalado para a produção.
 
O filme aborda um tema desgastado e que ao mesmo tempo carrega a responsabilidade de manter o nível de grandes filmes do gênero. O resultado não é nenhuma "obra de arte" mas é uma boa diversão para os fâs do gênero.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário