Tecnologia do Blogger.
RSS

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

 
 
por Beto Besant
 
Nesta última quinta-feira, dia 18 de outubro, aconteceu no Auditório do Ibirapuera a 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O evento contou com presenças ilustres da política brasileira e do cinema nacional e internacional. A apresentação ficou a cargo dos jornalistas Serginho Groismann, Marina Person e da diretora geral Renata de Almeida.
 
A Ministra da Cultura Marta Suplicy falou sobre os vários filmes internacionais que só eram possíveis de serem vistos através da Mostra.

Marta disse que houve uma época em que a premiação da Mostra por voto popular era a única forma do povo ter o direito de votar, o que despertou risadas por parte da plateia.

Apesar de fazer um discurso que já havia sido previamente escrito, ao sair do roteiro e se referir a Serginho Groisman o chamou de "Carlinhos".
 
 
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab também foi uma presença ilustre no evento e comentou a importância do evento para a cultura da cidade.

Kassab e Marta saíram rapidamente do evento para acompanharem o debate dos candidatos à prefeitura da cidade.

O prefeito estava acompanhado de Augusto Calil Filho, secretário de Cultura da cidade.

Também houve a presença de Manoel Rangel, presidente da ANCINE (Agência Nacional de Cinema).



Andrei Andreiévitch Tarkóvski, filho  do lendário cineasta russo Andrei Tarkóvski (1932 - 1986), esteve presente por conta da rara exposição de polaroides de seu pai, o grande homenageado desta edição, tiradas entre 1979 e 1984. A exposição acontece no MASP (Museu de Artes de São Paulo) e fica até o dia 25 de novembro.

As fotos estão no livro "Tarkóvski - Instantâneos", vendido durante o festival.

O Cinesesc realiza uma instalação com fotografias, trechos de seus poemas e partes do filme O Espelho. Também até 25 de novembro.

Também acontecem debates no MIS, FAAP e CINUSP sobre a obra do artista.

O filho do cineasta disse estar muito feliz por saber que a obra de seu pai é tão admirada e estudada no Brasil. 

 



Outra presença importante foi do produtor Daniel Dreifuss. Produtor do filme No, escolhido para a abertura da Mostra, tem a direção de Pablo Larraín e Gael Garcia Bernal como protagonista.
O filme aborda o plebiscito organizado pelo presidente chileno Augusto Pinochet para saber se o povo queria sua permanência no governo por mais oito anos. Era uma votação planejada para que sua vitória aquietassse a pressão internacional.
 
Daniel Dreyfuss é mineiro mas reside em Los Angeles. É o responsável pela coprodução americana do filme. Explicou que Larrain e Bernal gostam muito do Brasil e só não puderam estar presentes por compromissos profissionais.
 
A 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai até o dia 1 de novembro. Maiores informações: www.36.mostra.org
 
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário