Tecnologia do Blogger.
RSS

PINA - 3D

Por Beto Perocini


por Beto Besant

É um documentário realizado em 3D (estereoscópico), que apresenta relatos saudosos de amigos e artistas que trabalharam com Pina Bausch, falecida em 2009 durante a pré-produção desse projeto que tem Wim Wenders como diretor e idealizador junto com a homenageada. Portanto, não é apenas um “Documentário” é um filme evento, uma celebração de parte da vida e da obra de Pina Bausch.
O desejo pela realização dessa obra nasceu da fascinação de Wenders pela arte desenvolvida por Pina Bausch: a dança contemporânea, e com ela manteve o desenvolvimento da idéia de transpor essa arte para as telas. Com isso, Wenders tinha como desafio maior para a realização deste filme a adaptação das coreografias para as telas de maneira a manter com certa fidelidade a sensibilidade e emoção que cada gesto, cada expressão e movimentos que os dançarinos despertavam naqueles que os assistiam, o que só foi possível com a filmagem em 3D (estereoscópico). O filme basicamente intercala alguns espetáculos encenadas no palco, poucos vídeos de arquivos, depoimentos de bailarinos e amigos de Pina e parte de coreografias em cenários urbanos e naturais. Mas essa maneira simples é também adornada de sofisticação e elegância com uma fotografia que privilegia o ponto de vista do expectador, onde em momentos somos platéia e em outros momentos somos colocados dentro do próprio palco, em meio às coreografias, e às vigorosas performances dos bailarinos.
Com incríveis  coreografias do repertório do grupo Tanztheater Wuppertal da qual Pina pertencia, a entrega de corpo e alma a cada gesto cada movimento, a exploração do extraordinário no comum e da abstração de coisas concretas, o filme impressiona desde uma simples coreografia que costura esse filme funcionando como um cortejo do inicio ao fim, dentre outras magníficas cenas onde jovens, e mais experientes bailarinos intercalam sua coreografia, o inicio e o atual, e o tempo ao qual se dedicaram ao grupo, ao desenvolvimento desta arte.
É tocante a maneira como Wenders escolhe para mostrar os depoimentos no filme, dando ênfase às expressões faciais, ao olhar, fazendo sensações e emoções transbordarem não só dos depoentes, mas também da tela. Fazendo dos expectadores confidentes deste espetáculo ao recebermos estas mensagens como o pensamento de cada um deles, como as lembranças que são. Saudosas lembranças daquela que foi a mentora, a companheira, a colega, a amiga, aquela que acreditou e ajudou a despertar e a desenvolver o potencial e a sensibilidade de cada um deles.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário